domingo, 26 de dezembro de 2010

ECOS DA UNIVERSIDADE

No Lar da Bela Vista

As turmas de Música e Coro, Música Instrumental e Teatro, acedendo a um convite dirigido à Universidade, foram actuar, no passado dia 22 de Dezembro, no Lar da Bela Vista, no Pinheiro.
À entrada já nos esperava o Dr. Vítor Frazão, que agradeceu a nossa visita e nos foi apresentar aos utentes e à equipa responsável por esta Residencial Sénior, desejando-nos as Boas-Festas.
De notar, o interesse e atenção com que todos assistiram ao desenrolar das actividades culturais e recreativas. Gostei de ver chorar de rir aqueles idosos, aquando da representação teatral do “médico e doente”.
Trata-se de um lar de iniciativa privada que já está em pleno funcionamento desde 1 de Novembro de 2009.
Está de parabéns a Universidade de Ourém não só pela brilhante actuação das suas turmas, mas também por ser útil, sempre que é solicitada a colaborar, desinteressadamente, com os vários centros e lares para idosos do Concelho.

MVR

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CONFERÊNCIA/SEMINÁRIO

O CAMINHO DE D. NUNO

No próximo dia 12 de Janeiro, pelas 15h, com o patrocínio da Câmara Municipal, a Universidade realiza uma conferência/seminário sobre “O Caminho de D. Nuno”. A sessão tem lugar no salão nobre do Município e terá como orador o Sr. Coronel Victor Valente dos Santos, director emérito do Museu Militar de S. Jorge. Estarão representações de Tomar, Batalha, Porto de Mós, Caldas da Rainha e Lisboa. A Universidade convida para a conferência todos os ourienses interessados.

domingo, 19 de dezembro de 2010

FESTA DE NATAL






















ECOS DA UNIVERSIDADE

FESTA DE NATAL

No dia 16 de Dezembro, pelas 12 horas, teve início a festa de Natal dos alunos, professores e amigos da Universidade Sénior de Ourém (USO), com missa celebrada na igreja paroquial pelo capelão, Pe. Artur Oliveira. Concelebrou o pároco da freguesia, Pe. António Bento. O presidente do Conselho Geral da USO, professor António Baptista, a todos agradeceu a colaboração, nomeadamente aos dois sacerdotes presentes. Os alunos de Canto Gregoriano, por seu turno, cantaram algumas antífonas durante a eucaristia.
Tirada a fotografia de grupo, decorreu o almoço servido no salão paroquial, após o qual se realizaram as actividades culturais. São de salientar, antes de mais, as palavras de saudação e os votos de Boas-Festas pela professora Graciete Baptista, do Conselho Executivo. Depois houve a colaboração do CRIO, com a “dança da cadeira”. Seguidamente teve lugar a peça de teatro “ O Anjo na Cidade”; uma linda história do professor Sérgio Ribeiro, lida pelo autor; e a brilhante actuação do grupo de Danças Latino-Americanas, sob a orientação do professor Sousa Dias. Foi lido depois um bonito poema de Florbela Espanca, declamado pelo aluno José Félix, que dedicou à professora Graciete. Seguiu-se uma hilariante exibição de um “médico” e sua “doente”(alunos Paulino e Arminda) e a actuação dos alunos de Música e Coro, acompanhados a acordeão pelo maestro Armando Rodrigues. Por fim, fez-se o sorteio de um quadro da aluna Lúcia Vieira, obra que executou nas aulas de Artes Decorativas, tudo terminando com uma troca de prendas.
Mais uma vez agradecemos a todos quantos participaram nos diversos actos da festa.
Aproveitamos para desejar a todos, alunos, professores e amigos da Universidade, um bom Natal e um Ano Novo muito próspero.
As aulas recomeçam a 3 de Janeiro.
MVR














sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

FESTA DE NATAL


A nossa festa correu muito bem.
Boa participação, (104 pessoas ao almoço).
Durante a tarde, grande animação e no final troca de prendas.

Agora um período de férias, como é hábito.
Recomeçaremos em 3 de Janeiro de 2011.

Desejamos a todos: alunos, professores, familiares e amigos um Bom Natal e um Feliz Ano Novo, com saúde, paz e esperança num mundo melhor!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FESTA DE NATAL

PROGRAMA

Vamos realizar a nossa festa de Natal, no dia 16 de Dezembro de 2010.

Eucaristia: 12 horas - Igreja Nª. Sª. Piedade

Centro Paroquial

Almoço: 13 horas

Actividades: 15 horas

Troca de prendas

domingo, 5 de dezembro de 2010

ECOS DA UNIVERSIDADE

SOBRE ENVELHECIMENTO ACTIVO

Pelas 15 horas do dia 24 de Novembro, na Junta de Freguesia de Nª Sª da Piedade, Joana Oliveira, a estagiar na Universidade, com o enfermeiro Sérgio Santos, colegas de mestrado, vieram falar-nos sobre “envelhecimento activo”.
A apresentação coube à Presidente do Conselho Executivo, Mª Graciete Baptista.
Interessante foi o modo como a Joana começou. No seu contacto diário com os alunos, a jovem estagiária referiu perguntas que lhe faziam, do género: “ vem ajudar-nos a envelhecer?” – o que a Joana aproveitou para ligar ao tema a tratar.
No desenvolvimento, falou no que pode acelerar o envelhecer, como a herança genética, o ambiente e os hábitos de vida.
No contexto da população mundial (6 mil e quinhentos milhões), Portugal aparece com 16,4% da camada sénior com mais de 65 anos, - um problema social que tende a agudizar-se, em que, com o decrescer da natalidade, vamos perdendo para outras culturas.
Ouvimos, depois, Sérgio Santos. Referiu as doenças mais comuns e os factores de risco associados: má alimentação, atitudes negativas, inactividade cerebral, falta de rastreios de controlo da saúde, o stress, a obesidade e o sedentarismo.
Mostrando a roda dos alimentos, frisou uma das formas de retardar o envelhecimento, com recurso aos legumes e cereais, e menos às carnes e aos lacticínios e seus derivados.
Uma nota interessante, aqui sobre os lacticínios. Ao contrário do que muita gente no sector da saúde recomenda, o leite não é das melhores fontes de cálcio e o que contém não é facilmente absorvido pelo organismo. Boa fonte é sim, e directamente, os legumes, sobretudo a couve roxa, e os cereais.
Acrescentaríamos nós também as algas marinhas.
Outra nota curiosa foi ter dito que o leite é para as crianças, e não para gente adulta. Acrescentaremos para os filhos, o leite das mães, - como o dos animais para as suas crias.
Dissertando sobre alimentação, apontou Sérgio Santos os recursos para o reforço das defesas, como os antioxidantes, os ómega 3 e 6, os esteróis vegetais e os bífidus activos.
Sobre atitudes e emoções negativas, é de realçar que todas concorrem para o enfraquecimento do sistema imunológico, como a inactividade cerebral que conduz à perda de neurónios e o consequente enfraquecimento da memória, levando o paciente à “doença Alzheimer”.
Para esta falta de uso da mente muito concorre, por ex., a TV, que é um dos meios mais utilizados pelos idosos para fugir à solidão.
Portanto, é preciso fazer uso da mente, puxar por ela, lendo, aprendendo coisas novas, outras línguas, exercícios de matemática, voluntariado, associativismo, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, e viajando.
Também dormir demais não ajuda, e, para pessoas com mais de 50 anos, 6 horas de sono chegam.
Para terminar, houve algum espaço para esclarecimento de dúvidas.
De notar que a sala estava cheia de alunos, professores, amigos da Universidade e alguns seniores do “Lar da Bela Vista” do Pinheiro, tendo a professora Graciete Baptista agradecido, no final, a presença de todos.
MVR