quarta-feira, 22 de junho de 2011

JANTAR DE PROFESSORES


No passado dia 17 de Junho, a Associação Sénior de Ourém reuniu o quadro de professores da Universidade e seus cônjuges, num jantar por ela oferecido, tal como se tem feito em anos anteriores.
Para além dos professores actuais, foram também convidados aqueles que já deram aulas em anos anteriores, mas que, por motivos diversos, tiveram de suspender a sua colaboração de voluntariado.

Após a refeição, que se tornou num bom pretexto para o convívio em ambiente de família, o Presidente da Direcção da Associação, António Baptista, agradeceu a presença de todos e enalteceu sobretudo a excelente colaboração que tem vindo a ser prestada pelo Conselho Executivo da Universidade: Maria Graciete Baptista, Manuel Rodrigues e José Vieira.

Por fim, foi distribuído a cada um dos professores presentes um impresso, para indicação do horário em que se mostram disponíveis para dar aulas e participar nas actividades escolares no próximo ano, que terá o seu início em Setembro.

MVR

terça-feira, 21 de junho de 2011

X ENCONTRO DE UNIVERSIDADES

Oliveira de Azeméis

A convite da RUTIS, no passado dia 12 de Junho, um grupo de 20 elementos da Universidade Sénior de Ourém deslocou-se a Oliveira de Azeméis, para participar no X Encontro de Universidades Sénior.

À chegada, foi uma guia receber-nos ao autocarro e que nos acompanhou durante todas as actividades promovidas ao longo do dia.

A recepção, propriamente dita, teve lugar na Praça da Cidade, em cujo jardim se concentraram representações de 41 Universidades de todo o País, incluindo Regiões Autónomas, a maior parte portadores de bandeira, com intervenção de diversas individualidades locais e passagem de testemunho. Seguiu-se o desfile dos cerca de 1.100 participantes das Universidades, por ordem alfabética, pelas ruas ao som dos tambores, bem assistido pelos populares residentes que, nas fachadas dos prédios se distribuíam pelas varandas e tiravam imagens do evento.

O almoço foi servido num grande pavilhão camarário, onde havia mesas já reservadas para cada uma das Instituições presentes. Depois do almoço, houve a actuação do grupo Coral da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, que abriu a parte recreativa com a entoação do Hino da RUTIS e da Universidade de Oliveira de Azeméis, com entrega de prémios respeitantes ao V Concurso de quadras populares.

Tudo terminou com um lanche e tarde dançante, com a actuação de dois grupos musicais, o que muito contribuiu para a animação deste encontro,
Organizados pela RUTIS desde o ano de 2002, este tipo de eventos tem lugar anualmente em cada uma das sedes de Universidades Sénior. O próximo terá lugar em Torres Vedras.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ENCONTRO NO CONVENTO


(Aos alunos de História de Ourém)

Manhã radiosa era aquela na encosta do castelo. Tinham passado anos, muitos anos, desde que os frades capuchos haviam abandonado o convento.
Mais de meio século separava assim os dois Irmãos recém-chegados, frei Antão e frei Romão. Ambos haviam sido companheiros ali no Convento de Santo António de Ourém. Com a extinção das ordens em 1834 por Joaquim de Aguiar, e desvinculados dos votos religiosos, cada um dos frades partira à sua vida.
Mas o mundo dera muitas voltas. Os dois antigos noviços pensaram voltar pelo próprio pé ao velho convento semi-abandonado. Tinham andado pela Europa, haviam estagiado no Oriente e foram até à América. Todavia, distanciados agora das respectivas famílias, algures em dispersão, cada um, sem nada saber do outro, decidiu regressar àquele lugar da mocidade.
Neste entrementes, várias courelas do património conventual, confiscado, haviam sido alienadas. Mas o espaço central tinha sido transformado em Hospital e em casa da Misericórdia. Estas instituições de caridade e amor ao próximo, tinham descido do seio das muralhas para a meia-encosta. E assim as vieram reencontrar, por conseguinte, os dois monges, já no final do século e das suas vidas, com o único objectivo de poderem ser úteis à comunidade e meditarem no Além.
Haviam rolado, de facto, muitos anos. Tratava-se agora de preparar a partida. A partida sem retorno. Daí pensarem os dois confrades retomar os antigos credos, fazendo ao mesmo tempo uma reflexão profunda sobre o mundo e sobre a vida. A questão não era simples. Mas iriam tentar.
De momento, envergavam ambos um idêntico burel, embora mais modesto e descorado. Mas era o mesmo. O cíngulo alvinitente também era semelhante àquele que lhes envolvera a cintura na juventude. No entanto, continha mais nós o cordão de frei Romão.
Sem quaisquer formalidades, e como se nada houvesse acontecido, desataram a falar os dois Irmãos sobre aquilo que os prendia ali. Brotava-lhes da alma uma saudade imensa daquela colina verdejante voltada a norte. Lembravam o trabalho nas hortas regadas por um fio de água que escorria da velha fonte cimeira e era recolhida num pequeno tanque com desvelo. Também lá estava no coração do vale o “baptistério” encimado pela cruz, armazenando uma água límpida e preciosa. Mas, não obstante, tudo isto parecia muito abandonado, em contraste com o passado sacrossanto ali vivido.
Olhavam os frades para a beleza do vale encimado pela crista da torre da Sé, em que o silêncio daquele rincão era entrecortado apenas pelo chilrear da passarada, onde predominava o tentilhão e dominava o gaio. Rememoravam as badaladas do sino grande, arrancado para a igreja da nova vila, com outras peças e alfaias sagradas. Recordavam, ademais, as entradas e as saídas do refeitório, as orações cadenciadas e as horas de Vésperas e Matinas, pela madrugada. Por outra banda, os ares oxigenados da encosta, turvados pelo estrume dos currais do gado, mas tudo sacudido pelos loureiros odoríferos e pela ramagem dos pinhais e olivais em redor, - tudo trazia uma paz celestial e uma doce harmonia àquela vida comunitária.
Havia, pois, muito que recordar no velho convento de Ourém pelos frades retornados, frei Antão da Reca e frei Romão da Xarneca, – designação das aldeias de origem.
Em tempos remotos, raramente a dezena de frades que habitava o convento subia o resto do monte. Apenas acontecia pela Quaresma e nalgumas festas anuais na Colegiada. Lá no alto era outra história, mais antiga e complicada. No convento, não. Tudo era simples, bucólico, oração contínua e paz de espírito…


(De um livro a publicar)


António Rodrigues Baptista

domingo, 12 de junho de 2011

Associação Sénior de Ourém

Posse dos Órgãos Sociais

No dia 2 de Junho, pelas 18 horas, teve lugar a tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Sénior de Ourém.

A começar, o Presidente da Mesa, Mário Albuquerque, depois de significativas palavras dirigidas aos numerosos alunos da assistência e aos diferentes membros eleitos, pediu a Manuel Vieira Rodrigues para ler a acta da Assembleia Geral do passado dia 19 de Maio, durante a qual foram eleitos os Órgãos Sociais para o triénio de 2011-2013.

Deu seguidamente a palavra ao Presidente da Direcção da Associação, António Rodrigues Baptista, o qual pôs a tónica da sua intervenção num especial agradecimento a todos aqueles que deram o melhor do seu esforço e uma colaboração constante e activa para que o projecto da Universidade Sénior de Ourém se tornasse uma realidade, - como hoje está patente. Uma a uma, mencionou António Baptista as pessoas que mais se distinguiram e empenharam no desenvolvimento do projecto da Universidade desde a origem, em 2008. Tal agradecimento foi extensivo aos alunos e ainda à Junta de Freguesia de Nª Sª da Piedade e à Câmara Municipal, sem os quais não seria possível existir a Universidade.

Para terminar, Mário Albuquerque quis sublinhar o alcance social desta iniciativa para todo o Concelho, agradecendo também a presença de todos neste acto que muito vai contribuir para a solidez e para a estabilidade dos dois organismos – a Associação Sénior de Ourém (ASO) e a Universidade (USO).