sexta-feira, 15 de julho de 2011

Jantar de Alunos e Professores

Tal como vem sendo tradição na Universidade Sénior de Ourém, teve lugar, no passado dia 8 de Julho, um jantar oferecido pelos alunos aos professores, no Centro Paroquial de Nª Sª da Piedade.

Após a refeição, foram distribuídos os Certificados de Participação aos alunos presentes. Por sua vez, também os alunos quiseram obsequiar os seus professores, cada um com um raminho de flores. Um gesto muito simpático e que muito contribuiu para aumentar o calor humano e uma ligação mais estreita entre a família universitária. Mas não foram só as flores, também houve a oferta de uma pequena e singela “colher de pau” adornada com um modesto raminho de flores.

Pelos delegados de turma, as alunas Manuela Jorge (Lèlita) e Arminda Gomes quiseram dirigir-se à assistência, para enaltecer o papel da Universidade Sénior no contexto social do Concelho de Ourém e ainda para realçar o trabalho desenvolvido pela equipa responsável.

O Presidente do Conselho Geral, Prof. António R. Baptista, tomou também a palavra para dizer, em síntese, que na nossa Universidade não se fazem contas de “deve e haver”; no entanto, agradecia o gesto de amizade e alegria que brotava do coração de todos os professores e alunos mas igualmente dos seus familiares e amigos presentes, desejando a todos boas férias!

Como nota final, referimos que durante o mês de Julho, e depois do dia 5 de Setembro, estão abertas as inscrições com vista ao próximo ano académico, devendo as aulas lectivas ter início em Outubro.

MVR

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ALUNOS DE NUTRICIONISMO

APRENDEM AGRICULTURA BIOLÓGICA

Em Póvoa de Santa Iria

No dia 26 de Junho, professor e alunos de Nutricionismo tiveram a oportunidade de assistir a um seminário sobre agricultura biológica na Póvoa de Santa Iria, promovido pela Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio).
Teve lugar no Palácio da Quinta de Nossa Senhora da Piedade que é pertença da Câmara de Vila Franca de Xira desde 1979 e onde funciona a respectiva Universidade Sénior.

Do programa constavam temas como Hortas Biológicas Urbanas e Hortas Biológicas Sociais, que foram desenvolvidos por três monitores, de que faziam parte o Presidente da Agrobio, Eng. Jaime Ferreira, e um ouriense da Atouguia, o engº. António Lopes. Este, desenvolveu Hortas Biológicas Sociais, uma iniciativa em que estão envolvidos deficientes do CRIO nos campos da quinta do Montalto ( Ourém ). Foi ali projectado o vídeo de uma reportagem da RTP feita no local, que serviu para mostrar o interesse destas actividades, não só para a saúde, como para a ocupação dos tempos livres.
No que respeita a Hortas Biológicas Urbanas, trata-se de uma iniciativa da Agrobio com o patrocínio da gestão da Quinta da Piedade (entidade camarária) que preparou terrenos
daquela quinta para submeter a sorteio de interessados, neste momento cerca de quarenta agricultores da zona urbana que plantam, cuidam dos seus espaços e cultivam orientados por pessoal especializado.

Pelas 13 horas, foi servido um almoço biológico ao ar livre, à sombra de duas enormes alfarrobeiras. Sardinha assada, febras, saladas e vinho tinto e sobremesa de figos torrejanos.

Depois do almoço, foi a visita às Hortas Biológicas Urbanas, todas delimitadas em pequenos talhões, cada uma com uma placa identificadora. Há um poço colectivo para rega das hortas. Feijão verde, curgetes, tomates, pepinos, nabos, couves, toda a variedade de legumes bem viçosos por ali se podem apreciar. Nada de produtos químicos, pois as defesas contra as pragas são outras plantas aromáticas que crescem ao lado para afugentar potenciais agressores. Interessante o que vi para manter longe as formigas, borras de café perto dos seus buracos. Para dar ambiente mais colorido, por aqui e por ali também há lugar para as flores. Num ambiente daqueles, então não é que apetece fazer uma horta?!

MVR