sexta-feira, 29 de junho de 2012

FESTA DE ENCERRAMENTO
ANO LECTIVO 2011-2012
27-06-2012


Queridos amigos:


Estamos a viver mais um dia festivo para a Universidade Sénior de Ourém e, têm sido já muitos…

Assim continua viva e de boa saúde a Universidade.

Terminámos mais um ano lectivo, o 4º. Muitas aulas aconteceram e também muitas outras actividades se realizaram.

Iniciámos com a Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo, onde fizemos o lançamento do 3º Vol. da Revista AUREN.

 E muitas outras actividades se seguiram.

Começo por referir o Curso mensal que, durante 8 sessões, nos deu Monsenhor Luciano Guerra. Foi uma honra para a Universidade contar com tão brilhante orador.

Festejámos: O S. Martinho, o Natal, o Carnaval, os aniversários de alunos e professores, e hoje, temos o encerramento do ano lectivo;

Fizemos, também, visitas de estudo: a Lisboa, a Portalegre e a Nisa, e fomos ainda a Toledo e a Madrid.

Pela Páscoa levámos, a nossa turma de Canto Gregoriano a cantar as “Vésperas” à igreja da Freixianda. Na nossa festa de Natal e hoje, de final de ano, cantou também para nós.

Visitámos, novamente, este ano, alguns lares onde animámos os seus utentes com o nosso grupo de “Danças Regionais”.

O nosso grupo de “Declamação e Teatro”, bastante renovado e com mérito já reconhecido, fez três actuações, sempre muito aplaudidas: na Cenourém, e nas Festas da Cidade de Ourém, a convite do Município, e na 6ª Meia-Maratona de Teatro organizada pelo grupo de “Teatro Apollo” de Peras Ruivas.

Finalmente, organizámos a bonita festa “Espelho Meu” - Passagem de Modelos Entre Gerações”, em parceria com mais duas instituições: a Escola Secundária e o Jardim Infantil de Ourém. A coordenação foi feita pela entusiasta e dinâmica, professora de Ed. Física, Inês Marques.

Tratou-se esta passagem de Modelos de um acto pouco vulgar para quem teve o privilégio de a presenciar: 3 gerações - crianças, jovens e seniores - a desfilarem, lado a lado. Foi uma noite com muita ternura e encanto!!

Também neste mês de Junho, os nossos alunos de Artes mostraram os seus trabalhos, executados nas aulas, durante o ano, na sala de exposições do novo edifício da Câmara.

Como sempre, foram muito apreciados. Tivemos até a honra, no dia 20, de um visitante ilustre e mediático: o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que ficou encantado e a quem foi oferecido um bonito azulejo!

A todos os que participaram e tornaram possíveis estas actividades, o nosso agradecimento afectuoso.

A minha gratidão e homenagem vai também para todos os professores! O empenho e a dedicação permanente dos professores, é vital para a existência da Universidade!

Uma palavra especial de agradecimento devo ainda:

- aos meus colegas da Direcção, pela sua generosa colaboração e apoio;
- à nossa colaboradora Beatriz, pelo seu trabalho e simpatia;
- à querida “Lèlita”, pelo seu entusiasmo e dedicação.
- e também às diferentes instituições que nos ajudaram: à nossa Câmara Municipal; à Igreja da Senhora da Piedade; às Juntas de Freguesia de Ourém e Atouguia; aos Jornais regionais, em especial, o Notícias de Ourém; aos Bombeiros Voluntários; às Escolas Básica e Secundária de Ourém; ao Centro Cultural de Seiça….
***
Lutamos diariamente, por uma instituição que foi criada para dar melhor qualidade de vida às pessoas com mais de 50 anos, do nosso Concelho, e concelhos vizinhos;

Pela nossa parte, iremos continuar a lutar, para fazermos sempre mais e melhor!

O nosso único objectivo é que os nossos alunos estejam bem, alegres e realizados, aprendendo e desenvolvendo alguns dos seus talentos que andavam escondidos… numa palavra: que os nossos alunos se encontrem cada vez mais   VIVOS!!


E termino: desejo a todos umas boas férias, e esperamos contar convosco, no próximo ano lectivo.

Muito obrigada a todos!

(Palavras da Vice-Presidente da direcção, Maria Graciete Baptista)






sábado, 23 de junho de 2012


DAS ARTES… À PASSAGEM DE MODELOS










Antes da festa de encerramento do ano lectivo na Universidade, alguns eventos tiveram lugar nas primeiras semanas de Junho.

Antes de mais, pudemos observar a exposição das diferentes turmas de «Artes» (bordados, pintura, cerâmica e artes decorativas), no espaço do Município destinado a tais eventos. Aqui pudemos contemplar, durante duas semanas numerosas peças de arte e bom gosto.

No domingo, dia 17, o grupo de «Danças Regionais» orientado pelo Prof. António Sousa, pôde aceitar o convite para visitar dois lares da terceira idade, na Melroeira e em Vilar dos Prazeres. Assim, com seus cantares, ocasionaram muita alegria e animação para quantos puderam assistir.

No dia 18, ainda que a noite estivesse algo fria e ventosa, o grupo de «Declamação e Teatro», liderado pelo Prof. Jorge Marques, mais uma vez nos encantou e divertiu com a peça “Os Supersticiosos”, arrancando momentos de boa disposição e, e no final, muitas palmas dos ourienses presentes.

Na terça-feira, dia 19, pudemos também assistir a um momento de invulgar distinção e arte. Alguns alunos da turma «Educação Física» da Universidade, orientados pela Profª Inês Marques, reuniram-se, pela tardinha, na Escola Secundária, aos jovens desta Escola e às crianças do Jardim Infantil. O modo e a delicadeza, além da finura e da elegância com que todos desfilaram, de mãos dadas, perante professores, familiares, amigos e representantes do Concelho, demonstraram quanto vale ter ideias bonitas e imaginação viva para poder reunir, em festa, as diferentes idades da vida!

Bem hajam, todos!

      A. R. B.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

"ESPELHO  MEU"

Passagem de Modelos entre Gerações:
·      Crianças do Jardim Infantil
·      Jovens da Escola Secundária
·      Seniores da Universidade

19 de Junho de 2012 - 20,30 horas

Escola E.B. 2,3/ Secundária



 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

“ESPELHO MEU”


No próximo dia 19 de Junho, pelas 20.30h no Multiusos da Escola E.B.2,3/S. de Ourém, irá realizar-se uma passagem de modelos entre gerações intitulada “Espelho Meu”…

Esta atividade surge no âmbito do Projeto “Estreitar Laços com Solidariedade e Saúde”, que está a ser desenvolvido pela professora Inês Marques, em colaboração com a Universidade Sénior de Ourém e Agrupamento de Escolas de Ourém.

A iniciativa estará aberta à comunidade em geral. Contamos com a vossa presença!

 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO  DE  ARTES


Entre os dias 8 e 22 de Junho, os alunos de Artes/Bordados, Cerâmica, Artes Decorativas, Pintura e Desenho, vão expor os seus trabalhos escolares. Tais estudos e peças de arte estarão patentes na «Sala de Exposições» do novo edifício da Câmara Municipal (rés-do-chão, lado ocidental).

Os professores e alunos oferecem e colocam, deste modo, à apreciação dos Ourienses os frutos da sua criatividade e arte. A todos agradecem uma visita.





EXPOSIÇÃO DE ARTES