segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

PALAVRAS  NA  FESTA  DE  NATAL


Queridos Amigos:
 

É sempre com muita alegria, emoção e, porque não dizê-lo, também orgulho, que festejamos mais um Natal (já o 5º!), na nossa Universidade.
          Toda esta animação, dinamismo e carinho são estimulantes para todos nós e dão-nos força para continuarmos a fazer esta caminhada, nem sempre fácil, que é a nossa vida. Juntos convivemos, divertimo-nos, sentimo-nos felizes e bem vivos.
A Universidade ainda está na 2ª infância, e continua a crescer bem: voluntariosa, prudente e confiante.
Professores e alunos acorrem pressurosos e bem dispostos às aulas e actividades, convivendo diariamente, esquecendo por momentos as suas preocupações e, talvez, alguma solidão. Como a boa disposição é contagiante, atrevo-me a dizer que o antigo edifício da Câmara nunca assistiu a tanta alegria!
         Aulas, seminários, viagens, exposições, aniversários, tudo tem decorrido com grande entusiasmo. Temos vivido momentos gratificantes, inesquecíveis, de uma riqueza sem limites, onde a solidariedade e o amor pelos outros estão presentes.
         Podemos constatar que, com uma boa frequência de alunos activos e um bom e generoso grupo de professores, a Universidade Sénior de Ourém continua de boa saúde, com energia e muita vivacidade.
Neste ano lectivo, fizemos já o magusto e participámos, com o nosso grupo de danças regionais, na festa de Natal do Jardim Infantil de Ourém, que se realizou no Centro Paulo VI, em Fátima. Foi um bonito e “ternurento” encontro intergeracional - avós e netos. Os nossos “avós” portaram-se muito bem, sendo muito aplaudidos pelos seus netos.
 Assim, temos interagido com outras instituições, à medida das nossas possibilidades, e continuamos disponíveis para futuras colaborações. Hoje mesmo, teremos connosco o Jardim Infantil de Ourém, que nos vai proporcionar um momento muito especial.
Pudemos ouvir, na igreja, os alunos do Canto Gregoriano e da Música e Coro. Aqui, neste palco vão passando professores e alunos de outras disciplinas. Todos muito dedicados e desejosos para mostrar os seus talentos, muitas vezes escondidos. A todos um carinhoso e sincero obrigado, pela agradável tarde que estamos a passar.
         O ano de 2012 foi o “Ano Europeu do Envelhecimento Activo”. Por toda a Europa se realizaram debates, seminários, concursos e outras actividades. Pretendeu-se, com isso, chamar a atenção para a importância do contributo das pessoas seniores para a sociedade e incentivar os responsáveis políticos para tomarem medidas, a fim de se criarem as condições necessárias ao envelhecimento activo.
         A noção de envelhecimento activo refere-se à possibilidade de envelhecer com boa saúde, física e mental, ou seja, com uma boa qualidade de vida.
         Dizem os estudiosos que as actividades intelectuais também contribuem para a saúde das pessoas seniores e que a procura contínua da aprendizagem e do saber melhora o envelhecimento.
Como todos sabemos, as universidades seniores são uma resposta para estas necessidades. Porém, ainda não foram bem compreendidas e apoiadas pelos responsáveis políticos.
Podemos dizer que, em Ourém, nestes 5 anos, tudo temos feito para cumprir esta falta.

Desejo a todos os presentes, e suas famílias, um Santo Natal e um Feliz Ano Novo!

Obrigada pela vossa atenção!

 

Ourém,14-12-2012.

Maria Graciete Baptista

 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

FESTA  DE  NATAL  E  ABERTURA  SOLENE

 
 
             No passado dia 14, teve lugar a festa de Natal e a abertura solene do ano académico de
2012-13.
              Na Igreja da Senhora da Piedade, às 12 horas, foi celebrada a Eucaristia, solenizada pelos alunos de «Canto Gregoriano» e de «Música e Coro». Com numerosa assistência, presidiu o capelão da Universidade, Pe. Artur Oliveira.
O presidente da Direcção da Associação proferiu algumas palavras sobre a presença da Universidade na cerimónia litúrgica e dirigiu um agradecimento aos Padres António Bento e Artur Oliveira.
Após o almoço de convívio no Centro Paroquial, seguiram-se vários actos recreativos e culturais pelos alunos e respectivos Professores.
Tudo principiou com uma breve “oração de sapiência” pelo presidente da Direcção, Prof. António Rodrigues Baptista. Este focou três pontos essenciais: o importante valor da amizade; o contributo de S. João da Cruz (celebrado a 14 de Dezembro) na reforma dos carmelitas com o apoio prestado a Santa Teresa de Ávila; por último, foi feita uma referência à publicação de três colectâneas de «Salmos Responsoriais Feriais» organizadas ultimamente pelo Pe. Artur Oliveira, ligando-se este trabalho voluntarioso à vida abnegada de S. João da Cruz.
Momento tocante foi este, pois o Professor Baptista convidou o Padre Artur para subir ao palco e poder, diante de todos, oferecer à Universidade as suas publicações, nelas deixando registado: «À USO, sede de cultura para quem, com a idade, não perdeu a sede de saber. Com amizade. O autor. Ourém, 2012.12.14. Artur Oliveira.»
            Houve palmas prolongadas…
Seguidamente, pela tarde fora, desenrolaram-se os diferentes momentos festivos.
Antes de mais, algumas canções de Natal pelos alunos de «Música e Coro». Depois, os alunos de «Língua Portuguesa» recitaram os seus poemas natalícios.
A Professora Maria Graciete Baptista pronunciou, por sua vez, algumas palavras sobre a vida de cada dia palpitada na Universidade, referindo-se igualmente às diferentes actividades realizadas no presente trimestre.
Os alunos de «Educação Física» apresentaram, por seu turno, uma bonita coreografia, envolvendo a própria assistência.
No seguimento, os estudantes de «Cidadania» declamaram um belíssimo texto poético, com a participação da autora, Graziela Vieira, também aluna da Universidade.
Prosseguindo, os alunos de «Oficina de Leitura e Escrita» leram diferentes textos compostos nas aulas.
No entretanto, aconteceu a visita do «Jardim Infantil de Ourém» com o desvendamento da sua “Arca Mágica” e a revelação dum lindo “Presépio Vivo”.
A troca de prendas entre todos, ajudou também a estimular a tarde que terminou com a exibição da turma de «Danças Regionais».
 




Apesar da chuva no exterior, passou-se um dia muito animado, divertido e participado.
Bem hajam!