terça-feira, 2 de julho de 2013

 OS PRIMEIROS CINCO ANOS

  
Caríssimos Amigos:


Nesta tarde, quero dirigir, ainda uma vez, algumas palavras aos prezados alunos, professores e órgãos sociais da Associação Sénior de Ourém.

São palavras de síntese no termo dos primeiros cinco anos de trabalho que desempenhei na presidência da Direcção da Universidade, em 3 momentos distintos: na Comissão Instaladora (um ano), no Conselho Geral (2 anos) e na Direcção da Associação e Universidade (2 anos).

Recapitulemos um pouco.

No primeiro ano, em 2008, iniciado com grande entusiasmo e expectativa, disse-vos que estávamos aqui para servir a comunidade ouriense adulta com uma escola superior específica, isto é, com a Universidade Sénior, criada à medida dos desejos e das necessidades das pessoas maiores de 50 anos.

Assim, conhecemos nesta Universidade numerosos estudantes, alguns deles sem quaisquer graus escolares, como tivemos e convivemos com graduados seniores das várias universidades públicas.

No que toca aos docentes, conhecemos várias dezenas de professores visitantes e efectivos, alguns de alta craveira, que de forma voluntária, isto é, sem ganhar um cêntimo, contribuíram com a sua sabedoria e experiência, para que, em Ourém, quem desejasse aprender, ou conhecer mais, tivesse na Universidade lições diárias com qualidade invejável.

O primeiro ano académico, em 2008-2009, foi, sem dúvida, o mais estimulante, como também foram muito proveitosos os anos seguintes.

Em relação aos três primeiros anos, sobrou-nos ainda tempo e alguma verba, fruto de vários auxílios, para podermos criar a revista de história e cultura «AUREN», nela registando alguns trabalhos produzidos nas aulas e seminários com relatos das principais visitas de estudo. É um espelho retrospectivo que fica como memória.

No princípio do 2º ano, em 2009, criámos, por outra parte, a Associação Sénior de Ourém, que veio a ser, justamente, a base jurídica da Universidade, como sua valência principal.

O regulamento da Associação (que é o mesmo da Universidade), está afixado nos painéis da Universidade. No regulamento estão definidos os princípios, as normas e os direitos e deveres dos alunos e dos docentes e associados.


Uma porta aberta!

 
Ao deixar o cargo de presidente da Direcção da Associação (transitando para a presidência do Conselho Fiscal), quero repetir o que afirmei no 1º dia, há 5 anos: a Universidade é uma porta aberta! E sublinho agora: a Universidade é uma porta aberta para entrarmos e sairmos livremente, sem quaisquer preconceitos ou ambições pessoais, - mas unicamente com vontade de servir a comunidade.

Daí que só deva permanecer na Universidade quem se sentir bem no seu seio, isto é, quem se encontre mais bem realizado, individual e socialmente. Oxalá, portanto, que venham sempre novos alunos para aproveitarem os recursos colocados à disposição de todos.

Como sabemos, a Universidade é apoiada apenas pela boa vontade e pela generosidade dos seus professores, que, repito, trabalham gratuitamente. Os alunos pagam uma pequena propina mensal. E não poderá ser de outra maneira, pois o Governo da Nação não nos dá absolutamente nada.

Sublinho ainda o seguinte: a Universidade Sénior de Ourém foi fundada, há cinco anos, apenas com espírito de missão. De facto, era notório que, em Ourém, nada se fazia de útil e duradoiro em prol da promoção educativa e social das pessoas maiores.

Como todos reconhecem, a actual Direcção da Associação e Universidade estava ultimamente limitada pela saída, entretanto, de dois dos seus membros.

Por isso, tivemos que realizar eleições para os próximos dois anos. Sendo assim, é com os novos eleitos no passado dia 18 (que vão tomar posse no próximo dia 4 de Julho), que todos iremos conviver e trabalhar. Para eles desejo as maiores felicidades!

 
    Agradecimentos


Peço aos estimados alunos e professores que colaborem sempre, de forma generosa, com os membros da nova Direcção. Esta será liderada pelo Dr. Joaquim de Sousa e Silva, nosso dedicado professor de «Cuidados de Saúde» e também membro dos órgãos sociais da Universidade desde 2008.

No que respeita à acção constante de minha mulher, Maria Graciete, como frisei publicamente no dia 12 de Março, ela sempre “acreditou” no projecto da Universidade e, deste modo, veio a ser a pedra angular na criação de uma verdadeira “cultura de encontro”.

Quero ainda aproveitar este momento para mencionar ainda três antigos companheiros de jornada.

Antes de mais, o Professor de «Nutricionismo» e também tesoureiro da Direcção, Manuel Vieira Rodrigues. Sem a sua ajuda, desde o início, tantas vezes discreta, o dia-a-dia da Universidade não teria sido tão eficiente como sempre foi.

Também o Sr. Presidente da Junta de Freguesia. Ao Sr. José Vieira, quero agradecer, uma vez mais, a compreensão desde Julho de 2008, para que a Universidade, em Ourém, fosse uma realidade efectiva.

Igualmente, o Professor Mário Albuquerque. Com a sua franca generosidade e ocupando a presidência da Assembleia-Geral, desde há quatro anos, as regras administrativas puderam ser, com invulgar sabedoria, devidamente aplicadas. Para o Professor Albuquerque, fica o nosso indelével reconhecimento.

Ao retirar-me da Direcção da Associação, quero, outrossim, agradecer a todos os demais colegas que comigo trabalharam, não só na Direcção mas também nos restantes órgãos sociais, ao longo dos anos e das etapas vencidas.

Para eles expresso a minha gratidão imensa, pois nunca os poderei esquecer, consciente como estou de que todos eles, e cada um, fizeram o seu melhor para a valorização de todos nós, -  alunos e cidadãos da comunidade ouriense.

Aos jornais de Ourém, - mormente o «Notícias de Ourém» - e aos periódicos de Fátima e Leiria, onde demos conta de algumas actividades ao longo dos anos, expressamos a nossa gratidão de sempre.

E antes de passar a palavra ao novo Presidente da Direcção, para que nos possa, desde já, prestar uma declaração, desejo ainda sublinhar a minha pena por não ver a Universidade instalada num edifício próprio. Daí que devamos continuar muito gratos às entidades que nos têm ajudado a resolver este problema, mormente a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, agradecendo também às Escolas de Ourém e à Igreja da Senhora da Piedade!

Termino desejando a todos os presentes uma tarde muito agradável, assistindo e participando, de forma divertida, ao resultado final das actividades escolares.

Muito obrigado a todos! Bem hajam por tudo quanto ajudaram a construir!

 
                                       
                                  
                                                   António Rodrigues Baptista

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário