Quem Somos


A Universidade Sénior de Ourém (USO) é fruto da generosidade de um grupo de cidadãos para, de forma voluntária, participarem na defesa e na promoção dos valores culturais, sociais e humanos dos Ourienses.

Assim, ao longo de uma década, fizeram-se diligências junto da Câmara Municipal de Ourém para pôr em marcha este desígnio social e humano.

Tendo fracassado estas tentativas, o mesmo grupo de pessoas, assumiu-se como  comissão instaladora e encontrou em Agosto de 2008, na Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, o apoio indispensável para avançar, decisivamente, com o projecto.

 Abriram-se as inscrições logo em Setembro e começaram as aulas em Outubro.

A abertura solene da Universidade teve lugar no dia 1 de Outubro, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários, com numerosa assistência. Veio presidir o Senhor Governador Civil de Santarém, Paulo Fonseca. A “oração de sapiência” foi realizada pela Presidente Honorária da Associação de Solidariedade Social dos Professores, Maria da Conceição Vilhena.

 Deste modo, a Universidade de Ourém pôde, com muita dignidade, dar início às actividades académicas.

Cerca de centena e meia de estudantes e duas dezenas de professores começaram, desde logo, com manifesta satisfação, as aulas nos diferentes cursos ministrados.

Seminários mensais com notáveis “professores visitantes” e diversas actividades circum-escolares (convívios, aniversários, visitas, exposições…), completam o dia-a- dia da Universidade.