sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo 2010-2011

ECOS DA UNIVERSIDADE
ABERTURA DAS AULAS

Em 27 de Outubro, pelas 17 h., nos Bombeiros Voluntários de Ourém, teve lugar a solene abertura do ano lectivo da Universidade Sénior (USO).
Esteve presente o Presidente da Câmara, Paulo Fonseca, a Presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, o Presidente da Junta de Nª Sª da Piedade, José Vieira. Na mesa de honra estavam também os Presidentes da USO, António Baptista e Maria Graciete Baptista.
Na assistência, podíamos contemplar uma sala cheia de alunos, professores e muitos amigos da Universidade.
António Baptista deu início à sessão solene. Em nome do Conselho Geral, saudou e deu as boas-vindas a todos. Salientou ao mesmo tempo os 25 professores permanentes, com um agradecimento especial pelo serviço de voluntariado generoso, em benefício da comunidade ouriense.
Na altura própria, faria também a apresentação do nº 2 da Revista de História e Cultura «AUREN», de que fez oferta a cada um dos elementos da Mesa e depois a cada um dos professores presentes.
Em seguida a aluna «Lèlita» conduziu a ordem das diferentes intervenções.
Maria Graciete Baptista, do Conselho Executivo, tomou a palavra para recordar as actividades promovidas ao longo do ano transacto, e fez uma referência às inscrições em Julho e Setembro e ao início das aulas, em 4 de Outubro de 2010. Referiu haver neste ano 25 cursos e 35 turmas, leccionadas por 25 professores. Além do mais, salientou que a Universidade de Ourém está a preparar duas estagiárias: uma, de Animação Sócio-cultural, que também colabora na Secretaria; outra, da área de Assistência Social, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria. Frisou o facto de as aulas de Informática terem deixado de ser ministradas na Escola Secundária, a quem agradeceu, para virem agora a sê-lo na sede da USO, por terem sido comprados 6 computadores. Por último lembrou a criação da Associação Sénior de Ourém, em 1 de Outubro de 2009, que acolhe a Universidade desde tal data.
O professor José Sousa Dias, na sua intervenção, projectou diferentes imagens sobre as visitas do seu curso de «História da Arte» a Lisboa, a Tomar, e à Batalha, e também sobre algumas festas levadas a cabo pela Universidade ao longo do ano.
Em seguida, o presidente da Junta de Nª Sª da Piedade, José Vieira, falou sobre o valor da USO para a sociedade e fez uma referência à exposição de «Artes» que teve lugar, no mês de Julho, na Biblioteca Municipal.
Por sua vez, a presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, classificou a Universidade Sénior como um “tesouro” e um refúgio para muitas pessoas poderem até esquecer suas tristezas, louvando, por isso, os promotores do projecto, orgulho da sociedade.
Por último, usou da palavra o Presidente da Câmara, Paulo Fonseca, que se referiu à Universidade como “merecendo o carinho de todos nós” e classificando a USO de “excelência social” para a comunidade. Afirmou ainda: “Estive aqui há dois anos, como Governador Civil, e agora aqui estou de novo para garantir à USO todo o apoio”. Referindo-se também à revista «AUREN», disse que gostaria de ver nela todos os brasões das freguesias do Concelho. E terminou com um profundo agradecimento à Universidade pelo trabalho até aqui desenvolvido.
Um grupo de jovens da Orquestra de Clarinetes da «Ourearte», dirigidos por Tiago Alves, veio abrilhantar a parte final da Abertura solene da Universidade, tendo os alunos da Escola Profissional, por seu lado, servido um “Porto de Honra”.

Conselho de Redacção

Sem comentários:

Enviar um comentário