segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

PALAVRAS  NA  FESTA  DE  NATAL


Queridos Amigos:
 

É sempre com muita alegria, emoção e, porque não dizê-lo, também orgulho, que festejamos mais um Natal (já o 5º!), na nossa Universidade.
          Toda esta animação, dinamismo e carinho são estimulantes para todos nós e dão-nos força para continuarmos a fazer esta caminhada, nem sempre fácil, que é a nossa vida. Juntos convivemos, divertimo-nos, sentimo-nos felizes e bem vivos.
A Universidade ainda está na 2ª infância, e continua a crescer bem: voluntariosa, prudente e confiante.
Professores e alunos acorrem pressurosos e bem dispostos às aulas e actividades, convivendo diariamente, esquecendo por momentos as suas preocupações e, talvez, alguma solidão. Como a boa disposição é contagiante, atrevo-me a dizer que o antigo edifício da Câmara nunca assistiu a tanta alegria!
         Aulas, seminários, viagens, exposições, aniversários, tudo tem decorrido com grande entusiasmo. Temos vivido momentos gratificantes, inesquecíveis, de uma riqueza sem limites, onde a solidariedade e o amor pelos outros estão presentes.
         Podemos constatar que, com uma boa frequência de alunos activos e um bom e generoso grupo de professores, a Universidade Sénior de Ourém continua de boa saúde, com energia e muita vivacidade.
Neste ano lectivo, fizemos já o magusto e participámos, com o nosso grupo de danças regionais, na festa de Natal do Jardim Infantil de Ourém, que se realizou no Centro Paulo VI, em Fátima. Foi um bonito e “ternurento” encontro intergeracional - avós e netos. Os nossos “avós” portaram-se muito bem, sendo muito aplaudidos pelos seus netos.
 Assim, temos interagido com outras instituições, à medida das nossas possibilidades, e continuamos disponíveis para futuras colaborações. Hoje mesmo, teremos connosco o Jardim Infantil de Ourém, que nos vai proporcionar um momento muito especial.
Pudemos ouvir, na igreja, os alunos do Canto Gregoriano e da Música e Coro. Aqui, neste palco vão passando professores e alunos de outras disciplinas. Todos muito dedicados e desejosos para mostrar os seus talentos, muitas vezes escondidos. A todos um carinhoso e sincero obrigado, pela agradável tarde que estamos a passar.
         O ano de 2012 foi o “Ano Europeu do Envelhecimento Activo”. Por toda a Europa se realizaram debates, seminários, concursos e outras actividades. Pretendeu-se, com isso, chamar a atenção para a importância do contributo das pessoas seniores para a sociedade e incentivar os responsáveis políticos para tomarem medidas, a fim de se criarem as condições necessárias ao envelhecimento activo.
         A noção de envelhecimento activo refere-se à possibilidade de envelhecer com boa saúde, física e mental, ou seja, com uma boa qualidade de vida.
         Dizem os estudiosos que as actividades intelectuais também contribuem para a saúde das pessoas seniores e que a procura contínua da aprendizagem e do saber melhora o envelhecimento.
Como todos sabemos, as universidades seniores são uma resposta para estas necessidades. Porém, ainda não foram bem compreendidas e apoiadas pelos responsáveis políticos.
Podemos dizer que, em Ourém, nestes 5 anos, tudo temos feito para cumprir esta falta.

Desejo a todos os presentes, e suas famílias, um Santo Natal e um Feliz Ano Novo!

Obrigada pela vossa atenção!

 

Ourém,14-12-2012.

Maria Graciete Baptista

 

Sem comentários:

Enviar um comentário