segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011


A VOZ DA UNIVERSIDADE

NOTAS SOLTAS

1. Para começar, um brevíssimo balanço do 1º semestre. Salientemos, pela utilidade para a comunidade ouriense, a criação da Universidade. Com aulas e cursos para todos gostos.
É agradável ver trabalhar, por ex., os alunos dos cursos de Artes/Bordados, Cerâmica e Artes Decorativas. E é um encanto constatar a amizade entre os alunos que partilham conhecimentos e gostos e até, por vezes, o próprio lanche. Admirável!
Cursos há que são um exemplo gratificante de movimentação e participação nas aulas. História de Portugal e Economia Geral são dois exemplos. Mas há mais. Cursos de interesse e utilidade são a Informática e o Inglês. Mas também temos a Dança, a Educação Física e Cuidados de Saúde; o Nutricionismo, a Música e Instrumentos; a Língua, a Cultura e a Literatura Portuguesa, e ainda o Teatro, a História da Arte e a História de Ourém… além do mais. São cursos, estes, duma grande qualidade, muito estimados pelos alunos.
O leitor que nos acompanha e, porventura, não conhece como funciona a Universidade, pode visitar, em qualquer momento, os nossos serviços para verificar esta realidade. E quem sabe, até, se não poderá vir a encontrar também aqui um lugar ideal para remoçar a sua juventude…
Venha e veja!

2. Enquanto vamos preparando o número 3 da revista AUREN, que deve sair no fim do ano académico, diremos que o tema principal irá ser a vida de Francisco Vieira de Figueiredo.
Quem foi este Vieira, natural do Zambujal, poucos leitores sabem. Daí a nossa investigação.
Digamos que no distante século XVII, os “nossos amigos” holandeses diziam que lutavam contra dois Vieiras: um no Brasil (o Padre António Vieira), e outro na Índia (o “Francisco da Guerra”). Este era, efectivamente, o nosso conterrâneo do Zambujal.
Por todo o Oriente, durante 30 anos, Francisco Vieira foi, de facto, um extraordinário diplomata, defendendo os Portugueses dos ataques holandeses em circunstâncias dramáticas. Por outro lado, o nosso Vieira veio a ser, por nessa altura, um dos mercadores mais ricos da Índia.
Vê-lo-emos!

3. Aproveitamos outrossim para informar que começaram a chegar aos serviços da Universidade várias publicações provenientes dos diferentes Municípios. Com a oferta da nossa Revista de História e Cultura, algumas instituições estão a enviar-nos, como permuta, as respectivas publicações.
Deste modo, os ourienses interessados podem consultar nos serviços da Universidade as publicações recém-chegadas. Trata-se de algo muito valioso que fica ao alcance dos Ourienses em geral.
Venham e vejam. É bonito voltar a subir as escadas da velha Câmara. Antigamente, quantos de nós subíamos à Câmara somente para pagar taxas e impostos, ou intimados por algo desagradável.
Agora vamos à Universidade para aprender, conviver e sorrir!

António Rodrigues Baptista


Sem comentários:

Enviar um comentário