quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ABERTURA DO ANO LECTIVO(2011 – 2012)
No passado dia 26 de Outubro, pelas 17 horas, teve lugar no Salão dos Bombeiros de Ourém, gentilmente cedido para o efeito, a sessão solene de abertura de aulas do novo ano lectivo da Universidade.

Da mesa faziam parte, além do Presidente da Direcção, António Rodrigues Baptista, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Fonseca, a Presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, também o Presidente da Assembleia Geral da Associação Sénior, Mário Albuquerque, e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Nª Sª da Piedade e de Atouguia, José Vieira e Manuel Tavares Lopes, respectivamente.

O evento começou com a actuação da orquestra de clarinetes da “Ourearte”, orientada pelo professor Tiago Alves. A apresentação, bem como a de outros intervenientes, foi sendo feita pela aluna Manuela Jorge «Lèlita».

Seguidamente, o Presidente da Universidade dirigiu algumas palavras à assistência. A tónica do seu discurso centrou-se na apresentação do nº 3 da Revista AUREN e do seu desenvolvido sumário. Adiantou sobretudo alguns pormenores sobre o seu conteúdo, nomeadamente acerca da figura de Francisco Vieira de Figueiredo, natural do Zambujal (de Ourém, hoje Atouguia) e da sua vida e acção no Extremo Oriente como mercador e diplomata ao serviço dos Vice-Reis da Índia e do Reis de Macaçar (Ilha de Celebes), na Insulíndia.
Antes de terminar a exposição, António Baptista quis dirigir um especial agradecimento à Professora Maria Graciete Baptista e também ao Prof. Manuel Vieira Rodrigues pelo trabalho desenvolvido em prol da Instituição, desde a sua origem, em 2008.

Para dar a conhecer ao público aquilo que foram as actividades promovidas ao longo do ano findo, foram apresentadas por Mª Graciete Baptista algumas imagens dessas iniciativas, tendo a colaboração da funcionária da secretaria, Beatriz Silva.

No final tomou a palavra o Presidente da Câmara para dizer que, desde a criação da Universidade, sempre esteve presente nas sessões solenes de abertura das aulas, que classificou como uma boa concorrente dos Lares de Idosos, por força da actividade dirigida à camada sénior.
No que respeita aos apoios, Paulo Fonseca referiu a cedência de uma parte das antigas instalações da Câmara, que poderão continuar a ser utilizadas pela Universidade até haver oportunidade de sofrerem obras de restauro. Entretanto, afirmou que, como se encontra livre o antigo edifício da Escola Primária em frente ao novo edifício da Câmara, tais instalações irão ficar disponíveis para lá fazer um Centro Comunitário de Voluntariado e onde a Universidade terá um espaço para as suas actividades.

O evento terminou com um “Porto de Honra”, oferecido pela Associação Sénior de Ourém.

Sem comentários:

Enviar um comentário