segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AOS OURIENSES, MAIORES DE 50 ANOS


Vai para quatro anos, existe na sede do Concelho uma escola chamada Universidade Sénior, para estudantes maiores de 50 anos. Nesta escola há aulas todos os dias, de manhã e de tarde. Os alunos escolhem as aulas, conforme o seu gosto.
Não há exames, nem exigências. Há apenas um «Regulamento» para cumprir no convívio diário, entre todos, e na aprendizagem dos cursos escolhidos.
Este ano, ensinam na Universidade cerca de 30 professores sobre diferentes matérias: a história, a literatura, o teatro, as artes, o inglês (elementar e avançado), a informática, a música, a dança, os cuidados de saúde, a educação física, e outros cursos.
Existem alunos para aprender a leitura e a escrita, assim como existem alunos, altamente graduados, que vêm para actualizar ou desenvolver os seus conhecimentos. É uma característica própria das «Universidades da Terceira Idade». Nunca ninguém sabe tudo!
Prezado Leitor: talvez esteja interessado nalgum dos cursos acima referidos. Mesmo que seja somente para passar melhor o tempo ou encontrar algum amigo. Mas não esqueça: nunca é tarde para aprender!
A propina mensal é de dez euros. Quem não pode contribuir, pode assistir de graça. A Direcção da Universidade resolve cada caso.
Embora as aulas tenham começado em Outubro, as inscrições estão abertas ao longo do ano. No antigo edifício da Câmara Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário