quinta-feira, 31 de maio de 2012

VIAGEM A TOLEDO E MADRID


… Por terras de Espanha

                Ainda os galos dormiam quando os 23 participantes acompanhados da guia Carla rumámos em direção a Toledo onde chegámos à hora do almoço.

Depois do repasto, iniciámos a visita à zona histórica de Toledo, cidade onde se entrecruzam três culturas: cristã, árabe e judia, sendo de salientar a catedral, em estilo gótico com clara influência francesa. São impressionantes as suas 5 naves e as 88 colunas que suportam 72 abóbadas.

No museu da catedral observámos, entre outros objetos de culto, uma custódia em estilo gótico executada por Enrique Arfe de prata dourada e que ainda hoje é usada na procissão do Corpo de Deus. É impressionante a sala capitular de pintura renascentista e gótica em perspetiva. Na sacristia encontramos alguns quadros de El Greco e de seus discípulos sendo de realçar a cena da criação do mundo.

Outro monumento interessante que visitámos foi a Sinagoga del Trânsito. Esta sinagoga serviu de modelo a muitas outras. É constituída por uma sala principal onde se realizam as celebrações e um espaço reservado às mulheres onde se encontram em exposição vários objetos usados nas celebrações e na vida do dia-a-dia.

No dia seguinte partimos em direção à verdejante cidade de Madrid. Aí visitámos o museu da Reina Sofia, um dos mais importantes museus de arte moderna de Espanha. Destacam-se obras de pintores e escultores famosos como Salvador Dali, Pablo Picasso, Juan Miro, Eduardo Chillida, entre outros.

De tarde teve lugar a visita panorâmica pela cidade em que vimos locais famosos de Madrid, tais como: La Tocha, Parlamento, Gran Via, Puerta del Sol, Praça Cibelles, Praça Mayor, Estádio Santiago Bernabeu, estádio Vicente Calderón.

No terceiro dia visitámos o museu do Prado que tem um acervo de 1 000 esculturas e de 9 000 pinturas. Assim, vimos quadros de El Greco, Ribera, Diego Velázquez, Bartolomé Murillo, Goya, entre outros.

A tarde foi livre para podermos fazer compras ou visitar locais não programados.

No último dia saímos em direção a Ávila, local onde nasceu Santa Teresa de Ávila fundadora da Ordem das Carmelitas Descalças.

A cidade possui uma grandiosa muralha medieval com 2,5 Km de extensão, várias portas e 88 torres redondas dispostas de 20 em 20 metros. Visitámos o centro histórico onde se encontra a catedral e o respetivo museu, bem como a Igreja de Santa Teresa de Ávila. Na catedral observámos belos vitrais de estilo gótico tardio, colunas ricamente decoradas e o altar-mor revestido a talha dourada

Após o almoço, dirigimo-nos para a cidade universitária de Salamanca. Demos um passeio pelo centro histórico, vimos a Casa das Conchas e visitámos a imponente catedral em estilo gótico, barroco e plateresco. Pudemos ainda observar a sua magnífica cúpula e diversas capelas.

Assim terminou mais uma visita de estudo promovida pela Universidade Sénior de Ourém. A visita decorreu bem, com muita animação e camaradagem. Podemos considerá-la um aperitivo para futuras visitas mais pormenorizadas.



Nunes de Sousa





Sem comentários:

Enviar um comentário