sexta-feira, 11 de maio de 2012

VISITA A PORTALEGRE E NISA








Universidade Sénior de Ourém


… Por terras alentejanas



            No passado dia 2 de Maio, poucos minutos passavam das oito horas, quando cerca de 50 alunos da Universidade rumámos a terras alentejanas de Portalegre e Nisa.

                Chegados a Portalegre, dirigimo-nos ao Museu de Tapeçaria Guy Fino onde apreciámos belas e valiosas tapeçarias baseadas em desenhos de pintores consagrados, tais como, João Tavares, Almada Negreiros, Helena Vieira da Silva, Júlio Pomar, Graça Morais, entre outros.

Estas tapeçarias são executadas em ponto de Portalegre inventado por Manuel do Carmo Pinheiro que torna possível uma fiel transposição dos desenhos, parecendo autênticas pinturas. Ficámos igualmente a conhecer todo o processo técnico de produção das tapeçarias desde o desenho original até ao seu acabamento, bem como os instrumentos usados na sua manufatura.

Após a visita, dirigimo-nos ao restaurante Flor do Alentejo, em Nisa, onde fomos bem recebidos e degustámos um farto almoço.

Depois do repasto, rumámos ao Museu do Bordado e do Barro onde pudemos admirar bordados de Nisa minuciosamente executados, entre eles o alinhavado, os pontos de cadeia, as rendas de bilros, os xailes bordados, os cobrejões e as aplicações em feltro.

Na secção do barro pudemos observar belas peças na sua grande maioria artisticamente decoradas com pedrinhas de quartzo.

Para finalizar, visitámos a olaria do Senhor António Pequito que procedia ao manuseamento de barro na sua roda de oleiro enquanto a esposa decorava uma peça de barro com pedrinhas.

Muitos alunos aproveitaram o ensejo para comprarem alguns objetos para recordação aí executados.

O tempo colaborou connosco, pois apenas ocorreram alguns chuviscos durante o dia.

Consideramos esta visita uma ótima iniciativa que nos proporcionou momentos de convívio e aprendizagem e sugerimos que futuramente ocorram outras ações igualmente válidas e interessantes.


Nunes de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário